Aqui ficam algumas das nossas dicas para lhe ajudar com sugestões mais eficientes e econômicas para seu condomínio.
Renegociação de Contratos
Renegocie com os fornecedores do condomínio os valores contratados. Manutenção de elevadores, os Seguros, Portaria por exemplo, são algumas das rubricas que pesam significativamente no orçamento do condomínio e que, com alguma pesquisa (#RedeSíndicos) e negociação, são sempre suscetíveis de baixas de preço.
Pedir vários orçamentos (#RedeSíndicos)
Ao fazer obras no condomínio, peça sempre várias propostas de empresas ou profissionais com boa reputação no mercado. O ideal são 3, para efeitos de comparação, mas quantos mais tiver, melhor. Consoante as zonas e as atividades, as diferenças de preço podem ser surpreendentes.
Lâmpadas LED
Substitua as lâmpadas que se vão queimando por novas lâmpadas LED, com menor consumo e maior duração. Já existem no mercado opções a preços muito convidativos pelo que o investimento inicial se torna cada vez mais baixo. Adicionalmente, evita o tempo perdido e a despesa de estar sempre a trocar as lâmpadas.
Automáticos de escada
Ajuste a temporização dos automáticos de escada. Verifique o tempo de permanência nos patamares e defina o tempo que as luzes devem permanecer acesas em função do mesmo. Não esquecer que se o tempo for muito curto, irá motivar que as pessoas acendam novamente as luzes, acabando por ser contraproducente e originando um maior desgaste não só dos automáticos mas também das lâmpadas. O segredo está em encontrar o equilíbrio .
Finalmente; Pondere recorrer a #RedeSíndicos ou uma empresa especializada em administração de condomínios, ou ainda, ao sindico profissional para não ter que se preocupar com nenhuma das situações acima descritas.