GESTÃO DAS LÂMPADAS

No dia a dia do administrador ou síndico na gestão do condomínio.  as lâmpadas têm uma presença constante.

O síndico ou administrador deve ter um inventário de todas as lâmpadas existentes no condomínio (Por tipo de lâmpada, tipo de casquilho, potência e localização) e definir um estoque mínimo para cada uma delas para evitar problemas de ruptura.

A boa gestão das lâmpadas e do tempo de funcionamento destas tem um bom impacto na rubrica de manutenção do condomínio e de eletricidade.

Hoje em dia as lâmpadas LED são uma boa alternativa às lâmpadas fluorescentes compactas ou de halogéneo agora que as lâmpadas incandescentes  estará consolidada seu fim por completo no Brasil desde  2016.

Outros apontam ainda para mais um fator: as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio, por isso, se não receberem o destino correto, podem acabar poluindo o meio ambiente com esse metal pesado.

Entretanto, essa medida de substituição das Lâmpadas decorre da procura por eficiência energética, para que haja um menor gasto de energia elétrica, ainda mais agora que, em face da escassez de chuvas, os reservatórios das hidrelétricas ficaram em níveis muito baixos.

Apesar de serem mais caras, o custo/benefício a longo prazo do uso das lâmpadas fluorescentes compensa, pois elas são bem mais econômicas que as lâmpadas incandescentes.

Lâmpada halógena, fluorescente e LED em comparação com o consumo de energia de lâmpada incandescente

A título de comparação, se todas as casas no território brasileiro substituíssem as suas lâmpadas incandescentes de 61 a 100 W por lâmpadas fluorescentes compactas, isso resultaria em uma economia de 2,2 bilhões de kWh por ano, o que daria para sustentar toda a cidade de Recife por dois anos.

Essa economia vai também para o bolso do condômino, pois, se fossem substituídas 10 lâmpadas incandescentes de 60 W de um condomínio  por lâmpadas de LED, isso resultaria em uma economia de 200 reais por ano.

Além disso, a durabilidade das lâmpadas fluorescentes é maior. Enquanto as incandescentes duram cerca de 750 horas, as fluorescentes têm vida média de 6000 horas.

http://www.redesindicos.com.br

1 thought on “GESTÃO DAS LÂMPADAS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *